A medida de Um Homem

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. (Romanos 12. 1-3)

Quando falamos em “medida”, também podemos nos referir a modelo, a forma, a regra, norma. Podemos enumerar uma variedade de sinônimos, nos quais encontraremos o significado certo e com certeza chegaremos ao mesmo fim, veremos que medida, não passa de medida.
Mas o que podemos dizer sobre a medida de um homem?

Veja! Estou pondo um prumo no meio de Israel, o meu povo; (Amós 7.8)

images?q=tbn:ANd9GcQIgICJzbhYkpyyArQq8m2MhtT43gajzXZ0YNjl6IQkFD9rRQ6kCQ - A medida de Um Homem
Ora um homem não se mede pelos bens, muito menos pelo tanto que recebe de salário. Existem pessoas que ainda teimam em usar isto de base para dizer se aquele é um bom homem, e que o outro não é. A medida do Sucesso de um homem pode ser caracterizada sim pelo que ele ganha, ou pelo que ele já conquistou, mas um homem em si, não está prefixado em suas conquistas financeiras. Na verdade o próprio nome já diz: conquistasAs conquistas elas vem através de muita luta e esforço, fazendo assim que cada ato de nossas vidas sejam prazerosos e nos levem a conquistas cada vez maiores em nossas vidas
Mas as conquistas não podem ser o foco da medida de um homem.
A medida de um homem se baseia no seu caráter, na sua inteligência, no seu poder de persuasão, no seu auto controle. A medida de um homem está mais dentro de sua mente do que propriamente em sua estatura. Grandes homens não são medidos pelos seus feitos, mas sim pelos seus planos. Construtores, Conquistadores, Inventores, todos tiveram ajuda de alguém para conseguir realizar os seus planos, mas somente eles que tiveram a grande idéia.
Agora, quando nós lemos este apelo do Apóstolo Paulo a todos os cristãos de todas as épocas, vemos que ele quer exatamente mostrar qual deve ser os centro de nossos pensamentos. Sacrifício vivo, santo e agradável a Deus são apenas requisitos de uma maneira diferente de viver, engloba as atitudes que uma vida repleta de Deus pode produzir. Palavras  de ordem como transformem-se, experimentar e comprovar nos fazem o desafio de levar uma vida diferente das demais. Surge aqui uma necessidade de dizer que não podemos aceitar o que tem sido imposto a todos nós de várias formas todos os dias. Não podemos viver uma vida de aparencias, muito menos uma vida que não é nossa. No mundo de hoje, tem se investido demais numa padronização de tudo, que podemos dizer que as pessoas hoje são classificadas pelos padrões de seu grupo, seja ele étnico, social, financeiro e até mesmo religioso. Não se respeita mais a individualidade do ser humano, hoje somos todos padronizados.
O Apóstolo Paulo ainda afirma categóricamente em sua carta aos Romanos:
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado
Equilibrio, talvez seja o que mais tenha faltado nas pessoas, pois os que aceitam qualquer coisa, estão realmente longe de qualquer tipo de equilibro.
Enganam – se os que acham que estar dentro dos padrões da maioria é estar certo, basta lembrar que foi a multidão que crucificou o Salvador.
Busque a Medida exata dentro do que o Espírito Santo te proporcionar. até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Efesios 4.13). Esta sim, é a medida pela qual devemos procurar, a medida da plenitude de Cristo, maturidade, tanto mental quanto espiritual. Vivendo uma vida de verdade, onde o Espírito Santo de Deus nos guia para o caminho certo.
A medida de um homem é, deve  e tem que ser a medida de Cristo.

c8303169198c00448a49a9e44db536fc?s=96&d=mm&r=g - A medida de Um Homem

Pr Miquéias Tiago

O Pr Miqueias Tiago é teólogo, poimênico, psicopedagogo, escritor, blogueiro, Youtuber, professor de teologia, coach em desenvolvimento eclesiástico, empresarial e humano. Esposo, pai e pastor.

Deixe uma resposta