Então é Natal?

christmas 2976357 1920 - Então é Natal?
christmas 2976357 1920 - Então é Natal?

Neste últimos anos, tenho visto uma coisa um tanto vergonhosa e ao mesmo tempo sem a menor noção do que realmente seja o Natal. 

Quando falamos sobre o “Espírito do Natal”, não nos referimos a um espírito como o Espírito Santo ou o nosso próprio espírito. Falamos na verdade de um sentimento que habita em nós no período natalino no qual temos a necessidade de nos aproximarmos de nossos entes queridos e amigos, até mesmo de pessoas distantes de nosso cotidiano, mas que estão volta e meia aparecendo em nosso dia a dia. Neste mesmo período, que abrange os últimos dias do ano, revemos o que fizemos realmente e planejamos coisas boas para nós e todos que amamos, claro que também queremos nos arrepender do que fizemos de errado e procuramos consertar o que ainda achamos que tem jeito.  

Mas ao ver o que tem sido pregado sobre o Natal, tenho visto que realmente um Espírito se aposso deste sentimento e que tem dominado cada vez mais as pessoas e distanciado jogando para bem longe o Sentimento que deveria pairar sobre todos durante o Natal.  

No início do Século XX a Coca – Cola desenvolveu um projeto de Marketing chamado Papai Noel, onde um homem idoso, gordo e envolto em magia trazia presentes para as crianças de todo mundo. Não quero dizer que aqui começou a tradição de se dar presentes no Natal e muito menos dizer que isto é errado, esta tradição é prática remonta aos reis magos que presentearam a Jesus Cristo no seu nascimento e este é o sentido real de se presentear no Natal. Mas o espírito capitalista se infiltrou tão fortemente no Natal que cada ano que passa se torna uma loucura em Shoppings, centros de compras, hipermercados, e afins. Este ano tem lojas trabalhando 36 horas para que as pessoas possam fazer suas compras. Afinal qual o significado disso tudo?   Temos visto que as pessoas não tem se preocupado tanto com o sentimento promulgado pelo natal, mas sim pelo que pode ser dado ou ganhado por quem presenteia. O bem material tem tomado o lugar do sentimento que deveria importar neste momento. Natal é tempo de paz, alegria, unidade, prazer em família, de presentear, de conversar, brincar, mostrar afeto e a importância que cada pessoa tem uma para a outra, é tempo de reciprocidade, de se fazer o bem e trazer paz a todos   Neste Natal podemos fazer diferente, podemos presentear as pessoas, mas antes dizer – lhes o quão importante são para nós. O maior presente que podemos ter é a presença de nossa família em todos os momentos, sejam eles alegres ou tristes, abençoado é aquele que tem uma família em quem pode contar.   Desejo a todos um feliz natal, com a presença do Senhor Jesus.  

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12.15)


c8303169198c00448a49a9e44db536fc?s=96&d=mm&r=g - Então é Natal?

Pr Miquéias Tiago

O Pr Miqueias Tiago é teólogo, poimênico, psicopedagogo, escritor, blogueiro, Youtuber, professor de teologia, coach em desenvolvimento eclesiástico, empresarial e humano. Esposo, pai e pastor.
Marcações:

Deixe uma resposta