O Vazio Coração Perdido: Podcast 23

  • por
O Vazio Coração Perdido - Pastor Miquéias Tiago

Mas que vazio coração perdido?

 

O Vazio Coração Perdido – Lc 15.11-32

O vazio coração perdido não pode ser definido como algo tão incomum a nós ou que seja também pertencente a alguém distante.

Infelizmente vemos, quase que diariamente, uma gama enorme de pessoas que se enquadram nesta definição.

Em suma corações vazios são aqueles que mesmo tendo de tudo ao seu redor e à sua disposição, não se sentem preenchidos.

Acredito que pessoas que se encontram rodeadas de coisas, mas que não encontram sentido em suas vidas, além de serem vazias e supérfluas, também estão enganadas a respeito do que a vida lhes proporciona.

Na parábola do filho pródigo, vemos algumas questões que precisamos apresentar a este respeito.

Tudo o que o Filho Pródigo tinha era o Vazio Coração

O seu pai, não era um homem mau, na verdade era um bom pai, que sentia prazer em cuidar e atender o pedido dos seus filhos.

Assim que o filho pediu sua parte na herança, mesmo com o coração partido o pai prontamente atendeu.

Outro ponto que vemos é o fato de terem se passado muitos dias, isto significou planejamento para tudo o que fosse feito, no que nos faz pensar também que ele sabia para onde e quando iria e o que faria lá. Os seus passos foram todos planejados.

Planejado por um vazio coração perdido

Mas ao longo da parábola, vemos que mesmo havendo todo um planejamento, o dinheiro acabou. Isto nos mostra que

  • Mesmo que fosse uma grande quantia em dinheiro que ele levasse da casa do pai, se não houvesse uma renovação, tudo iria acabar e isto é exatamente o que aconteceu.

A Palavra de Deus nos diz algo que ilustra bem esta necessidade:

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22,23)

Veja bem, tudo o que o filho pródigo tinha levado, foi consumido e como ele não estava mais debaixo do cuidado e proteção paterna, é provável então que não havia como haver renovação misericordiosa sobre todos os seus bens.

Por outro lado é o de assim que o dinheiro do pródigo acaba, o pais entra em crise. É como se o filho pródigo quem sustentasse a economia daquele país.

Aqui não é uma questão de má gestão, o que de fato não é, mas sim de que aquele jovem gastou tudo o que tinha, mas precisava de mais para continuar a seguir o seu caminho.

O Vazio Coração que Produz e Revela outros Vazios

Interrompemos o raciocínio anterior para apresentarmos algo que funciona de forma paralela em nossa parábola, porquanto explica muito do que acontece por ampliarmos o quadro geral de toda a história.

Vemos aqui que o filho vazio (o pródigo) apesar de ser vazio e ter ali a sua vontade vazia, cria principalmente no seu pai um vazio também.

Não podemos dizer que foi de forma voluntária ou não, mas o certo é que o afastamento intencional do filho foi sobretudo muito prejudicial ao pai.

Vemos que na conversa com o filho mais velho, o pai se utilizar da expressão: porque este teu irmão estava morto, e reviveu revela que o pai entrara em um processo real de luto.

Ainda ali, quando o filho parte em direção ao seu objetivo, deixa seu pai de coração partido no que vai leva-lo ao terrível estado de luto pelo filho que perdera.

Ao mesmo tempo que vemos o pai receber o filho, no dramático retorno descrito, nos é revelado que o filho mais velho também era um homem de vazio coração.

Um segundo filho de coração vazio

A sua rispidez, juntamente com suas acusações de que ele tivera feito muito mal por sair da casa do pai era algo completamente aceitável e até poderia se esperar isto.

Nesse Ínterim, O que nos chama a atenção é que ele não entra e muito menos compartilha daquela alegria que o pai, antes enlutado, agora consegue demonstrar.

Infelizmente isto é muito mais comum do que esperaríamos, mas o certo é que sempre existiram pessoas assim.

Elas não se importam realmente com as pessoas, se acaso importarem é somente com seus números e contas, fazendo os outros acreditarem que sem eles, a obra que é de Deus vai acabar.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Vemos aqui que mesmo que independente de qual seja a personagem de nossa parábola (o pai, o filho caçula e o filho mais novo) todos deixaram o coração, que é enganoso e assim sofreram as consequências disto.

Os impulsos entre outras coisas, foram responsáveis pelas atrocidades às quais o pai estava por passar.

Somente a Verdade Preenche o Vazio Coração

Contudo voltando a falar do filho pródigo, vemos que o seu motivo para voltar é simplesmente baseado em uma mentira.

Ali quando alimentava os porcos, que era uma das tarefas de seu trabalho, ele se vê no fundo do poço, ele não era mais digno de nada

O pedido que faria ao seu pai posteriormente, nos mostra que estava disposto a tudo para ser liberado daquela situação.

Aliás, engana-se quem acredita que ele passava fome!

O que aconteceu aqui foi que temos um jovem inexperiente e impulsivo, que frequentemente não precisou trabalhar, agora tinha que fazer algo para ter abrigo e sustento.

Como dizemos sempre: a ficha caiu!

Em suma, a ficha cair, todas as estruturas e convenções são novamente referenciadas em sua mente. Seu pai protetor, lhe daria a chance de ser apenas um escravo e assim poderia se lembrar mais facilmente o que era comer algo melhor.

Quem Ganha e quem perde?

Da mesma forma, vemos algo bem intrigante. Mesmo com toda esta história de amor e superação, existe aquele que sempre perde, ou sempre ganha.

Vemos também que quem é o grande perdedor é o pai. Mas porque afirmo isto?

Simples, fazendo uma pequena lista vemos o seguinte:

O pai perde os bens dados como herança ao mais novo que são completamente gastados, perde o filho mais novo que sai pelo mundo e perde o filho mais velho, que no final das contas vemos que ele não estava com o pai, assim como o pai estava com ele.

Ademais estas perdas podem também remontar as duas parábolas anteriores a esta: a da dracma perdida, e a da ovelha perdida.

Dessa forma em todas as três parábolas existe sempre a figura daquele que perde é quem sofre fisicamente e até mesmo espiritualmente.

Em suma o sofrimento é por parte de quem perde as coisas e não de quem está perdido. O vazio coração perdido

Mas também vemos que o pai ganha algo que antes ele não tinha: O Coração e a Consciência dos filhos

Conquistando o Coração e a Consciência

Ao se levantar e ir ao encontro do filho pródigo que retornava e também ao ir ao encontro do mais velho para terem aquela preciosa conversa, o pai mostra o tamanho do amor que tem pelos seus filhos.

O seu trabalho de conscientizar os filhos se dá também de forma específica com cada um, afinal cada um tem suas características, ou seja, cada um é do seu jeito.

Com o caçula, definitivamente interrompe o pedido de trabalho e manda calçar os pés e vestir roupas novas. Somente os filhos andavam calçados. Agora o pai restituía o filho a sua posição em seu reino.

Com o mais velho, o pai lembra ao filho que tudo o que ele tem é de seu filho mais velho também e ao mesmo tempo mostra que o que estivera passando nos últimos tempos era um grande período de luto.

Assim vemos também na casa do Senhor. Em alguns casos alguns que alguns ditos “crentes em Cristo” ainda não foram completamente libertos.

Logo, agem com desprezo e desrespeito por aqueles que sempre buscam cuidar de todos.

Mas enfim,

Notemos que o vazio coração perverso não é uma anedota que inventaram para obrigar as pessoas a irem a presença de Deus.

Coisa que definitivamente não aconteceria se o propósito de todos fosse adorar a Deus verdadeiramente.

Quando somos tomados por nossos impulsos, ou quando deixamos que eles venham nos dominar, acabamos por delimitar nossas derrotas.

Sendo assim, gostaria de te pedir algo. Antes de pensar em se render ao que sua mente diz, busque de Deus realmente o que ele quer para sua vida.

Afinal, não podemos deixar que nossos corações fiquem como o vazio coração perdido

Deus te abençoe

Pr Miquéias Tiago

Visite nossa loja virtual


c8303169198c00448a49a9e44db536fc?s=96&d=mm&r=g - O Vazio Coração Perdido: Podcast 23

Pr Miquéias Tiago

O Pr Miqueias Tiago é teólogo, poimênico, psicopedagogo, escritor, blogueiro, Youtuber, professor de teologia, coach em desenvolvimento eclesiástico, empresarial e humano. Esposo, pai e pastor.

Deixe uma resposta