Líder não chora

lider não chora

Líder não chora, ou será que não queremos ver o choro deles?

Quando eu era menino, ouvia sempre que homem não chorava. Isto é até comum, afinal, em uma sociedade onde temos o costume de definir como é o proceder das pessoas.

Se você faz as coisas consideradas corretas, ok você é uma pessoa de bem, mas se procede fazendo coisas erradas, vivendo à margem da lei, então temos uma má pessoa em nosso meio.

Temos esta necessidade de produzir um conceito ideal para que os outros se encaixem naquilo que nos agrada.

Mas a liderança de qualquer pessoa, independente de quem seja, sempre será questionada.

Isto independe da cor, do credo, de partido político, de conceito econômico, ou seja lá o que for a sua escolha, todo líder vai sempre ter um certo tipo de oposição em seu caminho.

Mesmo assim, os líderes podem sentir que o seu choro, ou suas fragilidades, podem colocar sua posição em risco.

Sendo assim, vemos sempre que muitos líderes acabam caindo repentinamente, não dando explicações, ou qualquer outro tipo de satisfação que possamos entender.

Todo dia temos uma notícia de que algum líder se rendeu, ou desistiu de sua luta, dando, não lugar a outro para assumir o seu lugar, mas a um sentimento de desesperança que fez com que tudo o que trabalhou fosse completamente destruído e abandonado.

Líder chora sim!

Eu acredito realmente que é a insensatez de pessoas bem-intencionadas que prejudica muito a condição emocional de um líder.

Não são nossos inimigos quem nos decepcionam, são nossos melhores amigos que sempre dão um jeitinho de nos deixar mão.

Ninguém é traído por quem não confia, é clichê eu sei, mas não deixa de ser verdade.

Fico pensando em como Judas amava e foi amado por Jesus Cristo. Era uma amizade, um compromisso, um companheirismo sem igual.

Mas foi na mesma proporção que os sentimentos confusos de Judas fizeram com que a traição fosse executada.

Para fins de uma boa interpretação, o fato de os evangelhos sempre tratarem Judas como um ladrão, alguém que sempre olhava para o lucro, ou até mesmo uma pessoa de fingida misericórdia é fruto de um certo tipo de rancor e mágoa não escondido por parte dos evangelistas.

A ideia de que alguém poderia trair o Cristo choca a mente de qualquer pessoa na face da Terra, mas para Cristo, o perdão é incondicional para aquele que se arrepende do seu erro.

Um líder, quando é traído, não sofre sozinho, toda sua liderança sofre com ele, mas é preciso entender que ele também precisa chorar!

Quem chora limpa a alma

As lágrimas que descem dos olhos dos que sofrem, não são para afoga-los em suas mágoas e ressentimentos. O choro é um mecanismo biológico que alivia a dor da alma.

O choro descontrolado é que pode ser prejudicial, assim como tudo que segue uma linguagem descontrolada.

Porém, o choro é parte importante de nosso desenvolvimento. Via de regra, nós já nascemos chorando.

É através de nosso choro que nossas primeiras necessidades são atendidas quando se mostram realmente necessárias para nós.

Quem não chora não mama!

Chorar faz com que saibamos quando está tudo bem, e quando não está tudo bem.

Entretanto, não devemos associar o choro somente a sofrimento ou a tristeza. Existe o choro de alegria, o choro da saudade, o choro que faz se sentir bem quando tudo vai mal, existe o choro que nos alivia.

Como já disse, o choro, faz parte do nosso desenvolvimento, ele abre algumas janelas de nossa alma que somente são acessadas através dele.

E é por isso que um líder, independente de quantas pessoa ele esteja à frente deve sempre se deparar com a possibilidade de chorar.

Fazer com que os outros nos sigam é muito mais do que simplesmente se dar ao trabalho de programar tarefas e valorizar o trabalho dos outros.

O envolvimento que temos com as pessoas produzem desgastes que de forma recorrente precisam ser avaliados e até mesmo tratados.

Um líder, várias formas de chorar

Mesmo tendo uma boa esperança na questão de liderança e crendo que temos que nos preparar sempre para estar à frente de pessoas, ainda vejo que existe a necessidade de encontrarmos formas de nos controlar a fazer com que sejamos não somente produtivos, mas seres humanos.

A humanidade contemporânea sofre com a mecanização e automação das coisas.

Nem tudo pode ser no automático, senão, como vamos fazer para nos envolver com as pessoas?

Assim sendo, um líder, precisa de tirar um tempo para si mesmo.

Não somente parar e ficar com a família, ou com os amigos, mas tirar um tempo para cuidar de si mesmo.

Higiene mental, escolha de companhias, recolocação de ideias, tudo isto é só um pequeno passo que damos em nossa auto – conscientização e interiorização.

Ao olhar para si mesmo muitos se assustam e na maioria das vezes não se reconhecem mais. Isto porque olham para uma tarefa ou compromisso e acreditam que aquilo é mais importante do que as pessoas.

Realmente, acredito que liderança e relacionamentos se misturam no tocante a diversos fatores e que fica impossível desassociar um do outro.

E sabemos bem, que todo relacionamento tem seus momentos de tensão. Mas eles não podem de forma alguma nos tornar vítimas de sentimentos destrutivos e que impeçam nosso crescimento.

Ao findar aqui minha pequena dissertação, quero lhe dizer que ao ser líder, em qualquer situação, saiba que seu choro não significa nem derrota, muito menos é motivo para desistência.

O choro de um líder é simplesmente a manifestação de sua humanidade em meio às várias situações que se apresentam durante à caminhada.

Líderes, quando for a hora chorem, e quando o choro passar, sorriam, pois depois de toda tempestade, vem a bonança e contra toda tristeza, sempre tem a força da Alegria.

Deus abençoe, em nome de Jesus!

Pastor Miquéias Tiago

Siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedim, Twitter


c8303169198c00448a49a9e44db536fc?s=96&d=mm&r=g - Líder não chora

Pr Miquéias Tiago

O Pr Miqueias Tiago é teólogo, poimênico, psicopedagogo, escritor, blogueiro, Youtuber, professor de teologia, coach em desenvolvimento eclesiástico, empresarial e humano. Esposo, pai e pastor.
Marcações:

1 comentário em “Líder não chora”

Deixe uma resposta